Translate

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Quem está preparado para a morte?

 Ouvindo a um documentário sobre idosos institucionalizados em outro país vi uma senhora de 88 anos dizer: "Descobri uma doença nova... Morrer aos 88 anos não é uma tragédia mas tenho medo de ter um derrame e ficar dependente em uma cama".

Pensamos que os idosos sabem que vão adoecer, sabem que estão perto de morrer mas... quem foi feito para a morte? Quem espera a morte chegar? E quando este momento chega o que devemos fazer? Tratar e tentar curar a doença ao máximo ou trabalhar a morte com o paciente e sua família?

Para isso existe uma nova visão de tratamento em pacientes terminais: Cuidados Paliativos, onde o paciente e sua família são preparados para o momento final, não com tratamentos para a cura mas com diminuição das dores preparo espiritual, social e psicológico de todos para esse momento. Um acolhimento a família, momento de despedidas e expressões de sentimentos (pedidos de desculpas, organização das vidas dos entes queridos no pós-morte...) dependendo da necessidade de cada família e paciente. Uma visão importante de qualidade de morte.

Uma senhora preparada para esse momento diz: "Aos 102 anos ...não quero existir. Posso dizer isso".



Nenhum comentário:

Postar um comentário